PIB Novo Progresso

Uma Igreja em Células

17/09/2013 - ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA!

PRINCÍPIO: Sua oração é tão poderosa quanto à de Elias!
VERSÍCULO: “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. Tiago 5:17-18
ALVO: Motivar as crianças a orar por todas as coisas, inclusive causas difíceis. Mostrar que a fé move os céus!

          
      SUGESTÃO DE LOUVOR: Faz Chover – Toque no Altar (CD – Toque no Altar)
                                            Dançar na Chuva – Fernandinho (CD – Sede de Justiça)

QUEBRA-GELO

NOME DA BRINCADEIRA: UMA BOLA DE FESTA VAZIA
MATERIAL: Uma bola de festa (bola de assoprar de aniversário).
PROCEDIMENTO: Se eu disser que esta bola faz barulho, vocês vão acreditar? (Balance a bola). Vocês estão ouvindo algum barulho? O que eu preciso fazer para ouvir o barulho que esta bola é capaz de fazer? Eu tenho que encher a bola! (Encha só um pouco). Vocês estão ouvindo alguma coisa? Ainda não? (Continue enchendo até estourar). Ouviram o barulho que ela faz?
MORAL: Da mesma forma é a oração Eu só vou ver o poder da oração se eu orar, pois a oração tem muito poder!

CONTANDO HISTÓRIAS
 
TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 17 E 18

O profeta Elias, disse ao rei Acabe: Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo. Passaram-se três anos. Então, Elias disse ao rei Acabe: agora vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva. Elias subiu até o alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos e disse ao seu ajudante: Vá e olhe para o lado do mar. O ajudante foi e voltou dizendo: Não vi nada. Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar. Na sétima vez, ele voltou e disse: Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem. Então, Elias mandou: Vá aonde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar. Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou no seu carro e partiu de volta para Jezreel. O poder do Senhor Deus veio sobre Elias; ele apertou o seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até a cidade.  

HORA DE OUVIR

1) O PROFETA É ALGUÉM QUE ORA E DEUS RESPONDE: Elias orou e pediu a Deus que mandasse chuva. Logo depois, caiu uma chuva muito forte e todos ficaram sabendo que foi por causa da oração de Elias. É por isso que o profeta de Deus é alguém que ora e Deus responde. Deus tem profetas hoje? Sim, Ele tem. Hoje, Deus não quer usar apenas um profeta, como na época de Elias. Deus quer usar muitos profetas. Você faz parte dos profetas de Deus! Vocês sabem orar? Deus já respondeu alguma oração de vocês? Então, vocês devem aprender a orar mais e Deus vai usar vocês para fazer muitos milagres através de suas orações!   

2) DEVEMOS ORAR MAIS DE UMA VEZ: Elias não orou só uma vez para que Deus enviasse chuva, mas sim sete vezes. A primeira vez que Elias orou, ele pediu ao seu ajudante que olhasse no céu para ver se havia alguma nuvem de chuva. Vocês já viram como as nuvens ficam escuras, quando vai chover? Elias continuou orando até aparecer sinal de chuva. Se Elias, que era profeta de Deus, precisou orar mais de uma vez, isso significa que nós precisamos orar também. Vocês devem orar quantas vezes for preciso, até receber a resposta de suas orações. Elias só parou de orar depois que ele viu no céu sinal de chuva. Às vezes, nós oramos e parece que não acontece nada, mas isso não é verdade. Deus age quando nós oramos, nós apenas não vemos. Aprendam com Elias, orem até Deus responder a sua oração!  

3) A SUA ORAÇÃO TEM O MESMO PODER DA ORAÇÃO DE ELIAS: Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem. Daquela pequena nuvem, caiu uma grande chuva! Talvez vocês achem que suas orações sejam pequenas, mas suas orações têm poder. Através delas, Deus pode fazer coisas muito grandes. Pensem em algo muito grande! Deus pode fazer isso. Sabe por quê? Porque as orações têm o mesmo poder da oração de Elias!  

HORA DE CONVERSAR

 Por que Deus não enviou chuva na terra no tempo de Elias? Porque Elias orou para não chover.
 Por que será que Deus usa os profetas? Porque eles oram!
 Deus tem algum profeta hoje? Sim! Quem crê que é um profeta de Deus? Resposta pessoal
 O que vocês precisam fazer para serem profetas com Elias? Orar.
 Qual o sinal que Deus deu para Elias de que ia chover? Uma pequena nuvem.
 As suas orações têm o mesmo poder da oração de Elias? Sim. 
 Vamos repetir o versículo de hoje? “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. Tiago 5:17-18

HORA DE BRINCAR

NOME DA BRINCADEIRA: SOPRANDO O COPO DESCARTÁVEL
MATERIAL: Dois copos descartáveis e dois pedaços de três metros (pode ser mais ou menos) de barbante
PROCEDIMENTO: Faça um buraco no fundo do copo e passe o barbante. Divida os participantes da célula em duas equipes. Coloque dois participantes em cada lado segurando o barbante de modo que fique esticado. O outro participante vai soprar dentro do copo até ele se mover. Faça isso com as duas equipes. Coloque dois para segurar o barbante e um para soprar o copo. Coloque o copo no início de cada barbante, de o sinal e comece a soprar. Ganha quem conseguir ir até o final soprando o copo.  

MORAL: Da mesma maneira que você teve que ir até o fim, soprando várias vezes para o seu copo descartável chegar até o final, precisamos orar quantas vezes for necessária até vermos a resposta de Deus.

LIÇÃO DE HOJE

                                       ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA
“O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. Tiago 5:17-18


CONTATOS

R. Gen. Mascarenhas de Morais, 845
Novo Progresso Contagem - MG,
32115-090

(31) 3357-1102
(31) 8497-0589

REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO

Home | Cultos | Fale Conosco

Últimos Tweets